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Ginástica

 

Expressão Motora para bebés com base no neuro-desenvolvimento

BÉBE CAMPEÃO – Estimular, Desenvolver e Crescer

Quando somos bebés, todos precisamos de feedback sensorial, afim de aprender, regular e adaptar os nossos movimentos.

Os sistemas, visual, vestibular e somato-sensorial são os três sistemas primários pelos quais recebemos informação do mundo exterior, sendo estes um canal de informação sensorial.

Quando esta informação sensorial se coordena com o sistema motor, podemos fazer ajustes posturais, realizar movimentos, e aprender a usar as faculdades motoras.

No entanto, nestas idades (0 aos 3 anos) o cérebro do bebé não está completamente desenvolvido e precisa do máximo de informação externa (estímulos) para reconhecer determinado movimento/tarefa, processando a informação do mesmo.

O nosso objetivo com o bebé campeão é otimizar o desenvolvimento sensório-físico-motor, utilizando técnicas de facilitação do neuro-desenvolvimento.

As técnicas de facilitação guiam o bebé através de uma variedade de movimentos dirigidos de forma a ajuda-lo a aprender novos movimentos. Por sua vez, estas técnicas ajudam a aumentar a flexibilidade, regular o tónus muscular e aumentar a amplitude articular do movimento prevenindo e minimizando o desenvolvimento de deformações músculo-esqueléticas.

Esta ginástica vai atuar na realização de estímulos sensitivos e motores adequados à idade do bebé, afim deste prender a realizar correctamente certos movimentos fundamentais ao seu desenvolvimento.

Uma observação importante: cada bebé tem o seu ritmo. O mais importante neste trabalho é estimular correctamente o bebé, para que o cérebro processe a informação e realize o movimento, quando o bebé estiver apto para o realizar.

No bebé campeão trabalhamos o passado para preencher as lacunas no repertório do movimento do bebé. Trabalhamos o presente, para permitir que o bebé participe em atividades apropriadas à idade, com confiança, segurança e interagindo com o meio e Trabalhamos o futuro, de forma a preparar o bebé para atividades e desafios.

 

Docente: Teresa Silva

 

Educação Física para crianças pequenas (dos 2 aos 3 anos)

 

Se é inadiável que a criança aprenda a ler, a escrever e a contar num determinado espaço e tempo da sua vida, não menos inadiáveis são também as aprendizagens a realizar no âmbito das atividades físicas. Os estilos de vida saudáveis, os ganhos de personalidade, a melhoria da condição física, entre outras, são aprendizagens feitas na base da participação da criança nas sessões de ginástica. Este contributo engrandece a educação das crianças e não deve ser desprezado.

Uma das bases do desenvolvimento motor da criança é permitir e ensinar movimentos variados de modo a proporcionar inúmeras experiências na sua vivência corporal. Desta forma, aumentamos o seu repertório motor beneficiando a aprendizagem e realização de novas atividades de forma mais natural.

A nossa preocupação é garantir que todas as crianças adquiram bons fundamentos, realizando posições estacionárias, saltos, locomoções diversas, rotações e balanços; melhorem a sua aptidão física, através de jogos, percursos e circuitos; e que se divirtam, participando em jogos cooperativos e semi-competitivos (estafetas), com reduzido tempo de espera entre atividades e promovendo situações de sucesso na realização das mesmas (Russell, 2008).

Caracteriza-se também por ser uma atividade corporal completa, uma vez que contribui para o desenvolvimento humano nos seguintes domínios:

Motor: desenvolve a coordenação, o equilíbrio, o ritmo, a noção corporal e a destreza geral dos movimentos; proporciona o bem-estar físico e mental; promove a saúde da criança (estimula a circulação, o desenvolvimento da musculatura, favorece a respiração, reduz as cólicas e facilita um sono tranquilo); utiliza materiais diversificados (arcos, cordas, bolas, aparelhos de ginástica, etc.).

Cognitivo: preparação de atividades práticas ao nível da lecionação, do planeamento, dos objetivos, individuais e coletivos, pretendidos; preocupação em proporcionar um ambiente de respeito, quer pela professora quer pelas outras crianças na base de um sólido conjunto de regras básicas; estimulação da criatividade e imaginação nas atividades práticas.

Social e Afetivo: promove a socialização e a cooperação, através da realização de atividades em grupo e individuais; promove a inclusão, proporcionando e valorizando a participação; proporciona prazer, alegria na execução dos exercícios/atividades.

 

Docente: Patrícia Sousa